Instituto Yara Tupynambá promove qualificação profissional e restauração do patrimônio cultural em Itabirito

 

 

 

 

 

 

 

O Instituto Yara Tupynambá segue seu objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida através da promoção da cultura e da qualificação profissional. Um exemplo de ação que une estas duas frentes é o Projeto de Qualificação Profissional, Educação Patrimonial e Restauração das igrejas de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Rosário (ambas no distrito de Acuruí), além da Igreja de São Gonçalo do Bação (no distrito de mesmo nome).

Foram ofertadas 20 vagas para formação profissional em oficial da construção civil, com foco em restauração de bens culturais com valor histórico, arquitetônico e cultural. O curso, iniciado em 31/10/16, tem carga letiva de 800 horas/aula, com módulos de alvenaria, acabamento, pintura, eletricidade e hidráulica – além disso, os alunos aprenderão sobre técnicas antigas de construção e sistemas construtivos tradicionais.

Também serão abordados fundamentos e história da construção civil, técnicas retrospectivas e técnicas de conservação, restauração e preservação de bens culturais imóveis. Durante o curso, os alunos receberam uma bolsa de estudos no valor de R$500 mensais e realizaram atividades práticas já no restauro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição em Acuruí, distrito do município de Itabirito (58km de Belo Horizonte). A previsão é que as aulas se encerrem até 30/09/17.

 

 

Powered by WordPress | Designed by: seo service | Thanks to seo company, web designers and internet marketing company