O que é
O PROJETO CULTIVAR

  • O Projeto Cultivar foi criado para promover ações necessárias para a retomada da produtividade rural dos horticultores diretamente atingidos, devido à restrição do uso da água para irrigação no município de Mário Campos.

  • Elaborado de forma colaborativa entre a Vale SA, a administração municipal e os produtores rurais da região, contempla oito projetos agropecuários ativos, que receberam recursos e acompanhamento técnico para retomar, aprimorar e diversificar suas atividades de cultivo.​​

  Implantação de
Sistema de Tanque Séptico

As obras para instalação e operação dos conjuntos sanitários são realizadas através de atividades de Ensino e Aprendizagem voltadas aos agricultores beneficiados.

Estão sendo implementados cinco conjuntos, para fins de tratamento descentralizado de efluentes sanitários, constituídos por Tanque Séptico, seguido de Filtro Anaeróbio e Sumidouro.

 

Tal arranjo tecnológico, é executado em três etapas consecutivas e complementares, criteriosamente definido dentre múltiplas opções por equipe técnica da Vale S.A e do Instituto Yara Tupynambá. Tais dispositivos sanitários estão sendo implantados em cinco propriedades rurais no município de Mário Campos, MG, beneficiando agricultores locais.

 Veja a
CARTILHA

Cartilha REV 20.jpg